Conheça a Frente de Produção e Difusão de Conhecimento do Vertentes!

 

Nós somos o Vertentes – Ecossistema de Saúde Mental e uma de nossas frentes de atuação é a de “Produção e Difusão de Conhecimento”, na qual sistematizamos pesquisas, artigos e discussões globais no tema da Saúde Mental, fazendo uma curadoria responsável de tudo o que há de mais atual.

Nesse âmbito, temos as seguintes linhas temáticas: Crianças, Adolescentes e Jovens; Mudanças Climáticas; Saúde Digital; Equidade, Diversidade e Inclusão; e Financiamento Sustentável.

Além disso, também realizamos e apoiamos pesquisas de parceiros, em especial com enfoque no protagonismo jovem.

“Nossos jovens fizeram recentemente uma pesquisa de saúde mental entre pares e encontraram quase nada de bibliografia brasileira. Isso é algo em que o Vertentes quer focar.” Juliana Fleury

Também participamos ativamente em grupos internacionais como a Global Mental Health Action Network, a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio e a União Internacional de Promoção de Saúde e Educação, o que nos permite estar atualizados sobre as melhores práticas que pautam essas discussões no âmbito global e trazê-las para o contexto brasileiro.

“Queremos fazer a sistematização de conhecimento, de literatura e discussões globais sobre saúde mental promovendo sempre reflexões traduzidas para o contexto brasileiro.” Juliana Fleury

Um caminho a ser percorrido para a sustentabilidade do planeta, segundo definições da ONU no Pacto do Futuro realizado este ano, é engajar crianças, adolescentes e jovens na construção desse conhecimento.

Por isso, por mais que um olhar sobre todos os ciclos da vida seja importante, nosso foco atual é na infância e adolescência, onde reside uma grande oportunidade para inovar de forma criativa e inclusiva.

Hoje em dia, temos cerca de 48 milhões de jovens de 15 a 29 anos (ou seja, 25% da população). É preciso que eles possam florescer como cidadãos saudáveis e produtivos e, para isso, investir em saúde mental é crucial.

Nesse sentido, já temos colaborado de forma cuidadosa em conselhos da Rede Saúde Mental, TikTok, de um programa do YouTube Health focado em conteúdos de saúde mental de jovens e com a META.

Além disso, pretendemos fazer uma pesquisa no tema das “Mudanças Climáticas, Saúde Mental e Juventudes”, na qual mapearemos como jovens de 15 a 29 anos percebem os impactos da crise climática em sua saúde mental.

Com os resultados, pretendemos visualizar se as políticas públicas atuais estão garantindo os direitos dos jovens e identificar possibilidades de fomento a iniciativas futuras na área, que terão ainda maior relevância por conta do evento na COP30, que ocorrerá em 2025 em Belém do Pará.

Queremos viabilizar essa pesquisa com os recursos que iremos captar em nosso Fundo Filantrópico e, para isso, contamos com vocês!

Clique aqui e conheça o Fundo Filantrópico Vertentes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *