Compartilhe

Estamos trabalhando para divulgar essa consulta pública para melhorar o atendimento à saúde dos adolescentes!

OS JOVENS E A OMS PRECISAM DE VOCÊ!

A OMS e a Associação Internacional para a Saúde do Adolescente, te convidam a realizar duas importantes pesquisas sobre a saúde dos adolescentes. Os dados coletados buscam melhorar a saúde dos adolescentes no mundo todo e, para isso, é preciso realizar a pesquisa também no Brasil.

Vamos ajudar?

Sua opinião é fundamental para contribuir com a saúde do jovem.
Agradecemos muito se você puder responder a essas duas pesquisas até 31 de maio de 2024.

Quem pode participar?

  • Adolescentes de 10 a 24 anos;
  • Profissionais da saúde (pediatras, clínicos gerais, médicos de família, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, etc);
  • Administradores de serviços e instalações de saúde;
  • Responsáveis pela formulação de políticas de serviços de saúde para adolescentes e crianças em idade escolar;
  • ONGs que atuam na área de saúde do adolescente;
  • Acadêmicos com experiência na área da saúde de adolescentes.

Quem pode participar?

  • Profissionais da saúde (pediatras, clínicos gerais, médicos de família, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, etc);
  • Administradores de serviços e instalações de saúde;
  • Responsáveis pela formulação de políticas ​​de serviços de saúde para adolescentes e crianças em idade escolar;
  • ONGs que atuam na área de saúde do adolescente;
  • Acadêmicos com experiência na área da saúde de adolescentes.

Como você pode ajudar?

Estamos coletando dados para atualização de dois documentos da OMS:

Seus insights e experiência são inestimáveis para nós! Quer você esteja familiarizado com as primeiras edições dos documentos ou seja novo nesta iniciativa, suas contribuições serão essenciais. Ajude-nos a identificar áreas de melhoria, sugerir abordagens inovadoras e propor novos materiais de referência participando das nossas pesquisas. As informações coletadas alimentarão a segunda edição desses documentos com novas evidências e com o cenário atual de cuidados de saúde. ​

Considere também compartilhar as pesquisas amplamente com suas redes. Isso faz toda a diferença!

Quais são os padrões globais para serviços de saúde de qualidade para adolescentes?

Os oito padrões globais definem o nível de qualidade exigido na prestação de serviços da atenção primária a adolescentes e cada um reflete uma faceta importante dos serviços de qualidade:

1
2
3
4

Conhecimento sobre os adolescentes em saúde

Apoio
Comunitário

Pacote de
serviços apropriado

Competências dos
provedores

5
6
7
8

Características
das instalações

Equidade e
não discriminação

Melhorias de
dados e qualidade

Participação
de adolescentes

Suas respostas nestas pesquisas nos ajudará a refinar esses padrões para melhor atender às necessidades atuais dos adolescentes.

Quais são as competências essenciais em saúde e desenvolvimento de adolescentes para prestadores de cuidados primários?

As competências essenciais descritas no guia são habilidades, conhecimentos e atitudes essenciais que os prestadores de cuidados primários necessitam para enfrentar eficazmente os desafios únicos de saúde e desenvolvimento dos adolescentes. E essas competências são categorizadas em três domínios:

Conceitos básicos em saúde e desenvolvimento do adolescente

Leis, políticas e padrões de qualidade

Atendimento clínico a adolescentes com condições específicas

Sua contribuição pode ajudar a garantir que as competências listadas em cada domínio permaneçam relevantes e executáveis, além de identificar novas competências, se necessário.

Por que estes documentos foram desenvolvidos?

Os documentos foram feitos para atender à necessidade global de uma força de trabalho de saúde competente que possa prestar cuidados de qualidade específicos aos adolescentes. O objetivo é ajudar os países a desenvolverem e implementarem programas educativos baseados em competências na saúde e no desenvolvimento dos adolescentes, promover a capacitação dos prestadores de cuidados de saúde e melhorar a qualidade geral e a acessibilidade dos cuidados de saúde para esta faixa etária, alinhando-se com os esforços globais para garantir que todos os adolescentes recebam os cuidados de que necessitam para crescer saudavelmente.

Por que precisamos atualizá-los?

O panorama dos cuidados de saúde está em constante evolução e novos desafios e oportunidades continuam a surgir diariamente. Desde o lançamento destes documentos, em 2015, surgiram novos desafios de saúde, como as pandemias globais e as alterações climáticas, para os quais a força de trabalho deve estar preparada para lidar. A nossa compreensão da saúde e do bem-estar dos adolescentes evoluiu integrando domínios como o bem-estar, a educação e as competências, e também a resiliência, a conexão e os ambientes seguros e de apoio.

A atualização de dados garantirá que as competências essenciais reflitam as evidências mais recentes, abordem as atuais preocupações de saúde e bem-estar e as lacunas de formação da força de trabalho. Desejamos que os resultados da pesquisa garantam às instituições responsáveis ​​pela educação e formação profissional da força de trabalho da saúde dos adolescentes a integralização de novas metodologias educativas.

Ao atualizar os dados destes documentos, garantimos que os mesmos permaneçam relevantes, reflitam as pesquisas e práticas mais recentes e abordem problemas de saúde contemporâneos e barreiras sistêmicas que afetam os adolescentes.

A sua contribuição será crucial para garantir que as normas sejam integrativas, atualizadas e voltadas para o futuro.

Como o Vertentes Ecossistema de Saúde Mental está dando suporte à esta consulta pública?

O Vertentes Ecossistema de Saúde Mental está divulgando e apoiando a OMS nesta ação no Brasil. Além da tradução dos documentos para o português, estamos divulgando a pesquisa para o público brasileiro, a fim de que o maior número possível de pessoas possa engajar e participar da pesquisa, cooperando para a melhoria do atendimento à saúde dos adolescentes.

As respostas devem ser preenchidas por profissionais de saúde que atendam adolescentes, decisores políticos, parceiros de desenvolvimento, universidades e pesquisadores da área.

A sua contribuição sobre as necessidades, desafios e fatores facilitadores na prestação de cuidados de saúde aos adolescentes será muito valiosa para o desenvolvimento da segunda edição deste documento da OMS!

Agradecemos antecipadamente pelo seu tempo e contribuição!

Contato

Caso tenha dificuldades técnicas com as pesquisas, envie um e-mail para contato@vertentes.org

Muito obrigado pela sua consideração e ajuda!