O GMHAN, sigla para “Global Mental Health Action Network” , é um coletivo global de advocacy em saúde mental que impulsiona ações em todo o mundo e segue as diretrizes do Plano de Ação Integral para Saúde Mental 2013–2030 da Organização Mundial da Saúde.
E um forte tema que hoje se relaciona intrinsecamente com a questão da saúde da mente são as mudanças climáticas, as quais estão tendo impactos cada vez mais fortes e duradouros em nossas vidas, afetando direta e indiretamente nossa saúde mental e bem-estar psicossocial. Vários determinantes ambientais, sociais e econômicos são afetados negativamente pelas alterações climáticas e certos grupos sofrem um risco ainda maior.
Esse assunto é amplamente abordado em dois papers do GMHAN que temos a alegria de lançar em português!
Eles são de extrema valia para profissionais de saúde, financiadores e agentes de transformação e se chamam, respectivamente, “Ação de Advocacy: Mudanças Climáticas e Saúde Mental” e “Resumo para Advocacy: Meio ambiente, saúde mental e bem-estar psicossocial”.
Baixe os documentos aqui:
Ação de Advocacy: Mudanças Climáticas e Saúde Mental
Resumo para Advocacy: Meio ambiente, saúde mental e bem-estar psicossocial
Nota: A ASEC+, a SoulBeeGood, o Instituto Bem do Estar, Instituto Ame Sua Mente e o Instituto Vita Alere, organizações fundadoras do Vertentes, participam ativamente do GMHAN.
Juliana Fleury, da ASEC+, atua como representante das Américas enquanto Beto Carvalho, da SoulBeeGood, é co-chair do grupo de meio ambiente.