A saúde mental é um assunto cada vez mais recorrente no dia a dia, principalmente após o isolamento social, resultado da pandemia de Covid. Diante dos desafios e transformações constantes em nossas vidas, a promoção do bem-estar emocional e psicológico torna-se fundamental. É tempo de olhar para si e cuidar da mente.
Neste sentido, muitas organizações, internacionais e brasileiras, têm desempenhado papel crucial ao defenderem temas e diretrizes que visam a prevenção de problemas de saúde mental.
Em 2023, reforçamos a importância dessas diretrizes para garantir uma sociedade mais saudável e consciente. Neste sentido, o Vertentes Ecossistema de Saúde Mental nasceu para nutrir essa cultura de cuidado, aceitação e conhecimento sobre o tema.
Um dos principais objetivos do Vertentes é conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental. Acreditamos que não há saúde, sem saúde mental. É imprescindível investir em estratégias que visem a sua promoção, além da prevenção e o manejo de transtornos mentais, como, por exemplo, a ansiedade e a depressão.
Outra abordagem que atuamos fortemente é o combate ao estigma e à discriminação relacionados ao assunto. Precisamos construir uma sociedade que respeite e acolha as pessoas que apresentem algum transtorno. Por fim, temos a missão de promover a pesquisa e a inovação nesta área, traduzindo seus dados de forma simples, clara e acessível à população. Afinal, a saúde mental é um direito fundamental e universal.
Nós, do Vertentes Ecossistema de Saúde Mental, convidamos você e os diversos atores da sociedade – governos, instituições de saúde, profissionais da área e a comunidade em geral – para atuarem em prol dessa causa, por uma sociedade mais saudável, inclusiva e equilibrada.
Amplifique o Vertentes!