Adicione o nome e logo da sua organização e sua organização ou empresa passará a integrar o nosso site como apoiadora oficial
O Crianças no G20 é um esforço colaborativo liderado por uma coalizão de organizações brasileiras e internacionais dedicadas à integração dos direitos e do bem-estar de crianças e adolescentes na agenda do G20. Dada a natureza transversal desses direitos, o grupo consolidou recomendações políticas relevantes de grupos de trabalho e de engajamento representados na governança atual. O foco está em questões críticas, como pobreza, fome, economias justas e inclusivas, justiça climática e transição energética, saúde e saúde mental, educação, cultura, digitalização e tecnologias, igualdade de gênero e raça, e participação social efetiva de crianças e adolescentes em fóruns políticos e de tomada de decisão.
Mais da metade das crianças e adolescentes do mundo vivem em países do G20. Apesar de menções esporádicas nas declarações oficiais e de líderes, não há um grupo de trabalho dedicado às crianças e adolescentes. Por isso, a iniciativa tem como base a criação de políticas e estratégias que colocam as crianças e adolescentes no centro das discussões do G20. Assim, o “Crianças no G20” nasceu buscando institucionalizar a agenda de direitos de crianças e adolescentes no fórum, abrindo um precedente, a partir da experiência brasileira, para a sua expansão nas futuras presidências, como na África do Sul, em 2025, e nos Estados Unidos, em 2026.
Promover o compromisso de líderes com políticas centradas em crianças e adolescentes para a criação de uma plataforma permanente no G20 visando a garantir que as suas necessidades estejam no centro das políticas, tomadas de decisão e alocação de recursos globais.
Integrar a proposta de advocacy com a agenda econômica e de financiamento, garantindo a mobilização de recursos para traduzir compromissos em ações concretas. Explorar mecanismos de financiamento inovadores para apoiar as políticas voltadas para crianças e adolescentes no G20.
Fomentar parcerias globais e multissetoriais visando ao fortalecimento do movimento e da defesa dos direitos, e da participação efetiva de crianças e adolescentes na liderança política para influenciar mudanças políticas a longo prazo.
Organizar coletivamente a estruturação de indicadores relevantes e assegurar o financiamento para pesquisa, geração de conhecimento e evidências para medição de resultados dessas ações.
Ao reconhecer as crianças e adolescentes como agentes de mudança e garantir cuidados e investimentos adequados, os resultados positivos individuais, sociais e econômicos são incomparáveis. Priorizar e investir nelas, incluir a promoção de seus direitos e interesses superiores não são apenas necessidades, mas também oportunidades de aprimorar o capital humano, a eficiência econômica e a produtividade, promovendo uma sociedade global mais resiliente e próspera. O documento foi lançado durante a 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas e a Cúpula do Futuro, em Nova York, em setembro de 2024, para estabelecer as bases para institucionalizar um grupo focado nas crianças e adolescentes do G20.
Queremos que sua organização faça parte dessa transformação global. Ao apoiar a iniciativa Crianças no G20, você estará contribuindo para um futuro mais inclusivo e resiliente para todas as crianças e adolescentes. Ao clicar no botão abaixo, sua organização poderá se unir a essa causa, adicionando seu nome e logotipo ao nosso site como apoiadora oficial.
Adicione o nome e logo da sua organização e sua organização ou empresa passará a integrar o nosso site como apoiadora oficial
Adicione o nome e logo da sua organização e passe a integrar o nosso site como apoiadora oficial